Causas e sintomas do herpes, tratamentos e alimentação adequada para melhorar o herpes labial, herpes genital e herpes Zoster ou cobreiro


Herpes em crianças

O herpes é uma infecção viral que surge frequentemente e que se apresenta em duas variedades: O herpes tipo I, que é mais comum e surge tanto em crianças como em adultos. O herpes de tipo I produz normalmente lesões em redor da boca em forma de aftas (herpes). Quando apareça esse tipo de infecção, a criança tende a perder o apetite, devido às lesões que começam numa área avermelhada, que se abre e deixa sair um líquido opalino.

Depois disso, forma-se uma crosta. O herpes tipo II, o Herpes Zoster, afeta, sobretudo os adultos, sendo mais frequente na região genital. Os episódios de ocorrência do herpes viral, não produzem sintomas gerais como febre, Limitando-se apenas à área afetada.

Herpes simples

O Herpes simples surge em surtos, pelo que é chamado normalmente de gripe da pele, uma vez que vai e volta. Pelo menos 90% da população já teve contato com o vírus da catapora, que é o causador da herpes, e desenvolve-se em 40% dos infectados.

Herpes zoster

O herpes Zoster afeta nervos e pele (causando uma dor terrível) de pessoas com baixa imunidade. Norralmente ataca os nervos que ficam entre as costelas (na horizontal) e o nervo trigêneo da face, a partir da orelha, podendo durar de quatro a seis semanas, mas a dor permanece por meses ou anos, quase enlouquecendo a pessoa.

Causas do herpes em crianças e bebês

Herpes é produzida pelo vírus Zoster, o mesmo que também produz a varicela. O vírus fica alojado nas células dos gânglios nervosos sensitivos que enervam essa região, podendo reativar-se diante de situações de estresse, baixas defesas (crianças), febre, exposição ao sol, e menstruação (nas dolescentes).

Tratamento do herpes em crianças e bebês

A fim de iniciar o tratamento do herpes, primeiramente deve consultar-se um médico. Todo o tratamento está dirigido a diminuir a duração da fase aguda, que normalmente dura uma semana, conseguindo-se através do uso de um xarope ou comprimidos que têm a capacidade de diminuir de forma notavel a duração dos sintomas. Não se deve ignorar que este processo pode repetir-se muitas vezes ao longo da vida. Os cremes antivirais não são efetivos. Os antibióticos serão indicados pelo médico somente em casos de grande infecção.