Causas e sintomas do herpes, tratamentos e alimentação adequada para melhorar o herpes labial, herpes genital e herpes Zoster ou cobreiro


Tratamento do Herpes zoster

As manifestações do herpes zoster na pele iniciam-se pela formação de vesículas que podem formar bolhas contendo líquido transparente ou ligeiramente amarelado, seguindo o trajeto de um nervo. Em alguns dias, assim como na catapora, as lesões secam e formam crostas que caem com o passar dos dias e deixando discretas manchas no local que tendem a desaparecer.

Os nervos atingidos com maior frequência são os localizados entre as costelas, provocando manifestações no tronco, mas outros nervos também podem ser afetados.

O tratamento do herpes zoster deve ser iniciado logo que os sintomas começarem a surgir, evitando assim algum dano irreparável ao nervo atingido que poderia resultar em neuralgia pós-herpética. Os medicamentos utilizados no tratamento do herpes zoster devem ser indicados por um médico dermatologista, e incluem a terapia antiviral, que acelera a cicatrização, reduzindo o número e dias de desenvolvimento de lesões novas e aliviando a dor do zoster. A terapia antiviral deve ser iniciada dentro das primeiras 72 horas depois do início das lesões de pele, principalmente em pacientes com mais de 50 anos ou imunocomprometidos.