Causas e sintomas do herpes, tratamentos e alimentação adequada para melhorar o herpes labial, herpes genital e herpes Zoster ou cobreiro


Cobreiro - Herpes Zoster

O que é Herpes Zoster?
Também conhecido por "cobreiro", é uma infecção causada pelo vírus Varicella-zoster (VZV) . Ele ocorre apenas naquelas pessoas que já tiveram varicela (catapora), mesmo que não tenham apresentado manifestação clínica.
Pode aparecer em várias regiões do corpo, mas sempre acompanhando o trajeto de um feixe nervoso.


Quando ocorre a infecção?
A primeira infecção ocorre durante a infância como catapora. Embora o organismo se restabeleça da catapora, o vírus permanece durante anos latente. Mais tarde, devido a causas ainda não totalmente esclarecidas, o vírus é "reativado" e a doença manifesta-se através de um episódio de Herpes Zoster.

O que pode reativar o vírus?
Acredita-se que alguns fatores como a queda das defesas orgânicas possam reativar o vírus latente e desencadear o Herpes Zoster.

O que acontece num episódio de Herpes Zoster?
Sintomas como dores intensas no local podem preceder e também acompanhar as manifestações do Herpes Zoster (cobreiro), que normalmente ocorrem ao longo da linha do nervo, em apenas um lado do corpo. Aparece inicialmente como erupção cutânea, como pequenas bolhas, numa faixa longa e estreita. Surgindo de forma gradual e por volta do terceiro dia, estas lesões tornam-se amarelo-esbranquiçadas. Após uma semana a dez dias, as feridas secam e formam-se crostas, que geralmente persistem por duas a três semanas. Depois da cicatrização das lesões pode perdurar uma dor incômoda (a nevralgia pósherpética).

Quais as localizações mais comuns do Herpes Zoster?
O Herpes Zoster pode aparecer em várias regiões do corpo, mas sempre acompanhando o trajeto de um feixe nervoso. Sua localização mais frequente é a região do tórax, porém pode ocorrer na face, pescoço e na área da cintura. A incidência de Zoster parece aumentar proporcionalmente à idade. Quase 2/3 dos pacientes com cobreiro tem mais de 60 anos de idade.

O Herpes Zoster pode originar outras complicações?
Sim. Este é um dos motivos pelos quais o tratamento do Herpes Zoster deve ser iniciado logo que apareçam os primeiros sintomas, diminuindo-se as complicações. Estas dependem da localização das lesões. As mais frequentes são: nevralgia, complicações oculares, infecção das feridas por bactérias e disseminação das lesões do Herpes Zoster para outras regiões próximas. Algumas vezes podem ocorrer um comprometimento reversível dos movimentos na área afetada.

O que se deve fazer em relação ao Herpes Zoster?
Consultar seu médico.
Ele é que pode aconselhá-lo com relação a um tratamento. É importante que você procure seu médico assim que os primeiros sintomas apareçam.

O que você pode fazer durante o episódio de Herpes Zoster?
Evitar tocar as lesões.
Evitar furar as bolhas ou arrancar as crostas das feridas.
Seguir corretamente as instruções do seu médico.