Causas e sintomas do herpes, tratamentos e alimentação adequada para melhorar o herpes labial, herpes genital e herpes Zoster ou cobreiro


Saiba o que é herpes

O vírus herpes simplex (HSV) pode causar bolhas, tipo feridas em quase todas as partes da pele de uma pessoa, embora, geralmente, ocorra em torno da boca e do nariz ou das nádegas e órgãos genitais.

Infecções por HSV podem tornar-se um verdadeiro incômodo, porque elas tendem a reaparecer. As feridas podem ser dolorosas e embaraçosas, e muitas vezes interferem com o trabalho e vida pessoal. Para algumas pessoas com doenças crônicas ou recém-nascidos, as infecções virais podem ser sérias e ocasionalmente fatais.

Existem dois tipos de HSV, Tipo 1 e Tipo 2. Estudos mostram que a maioria das pessoas apresenta HSV Tipo 1 que geralmente afeta lábios, boca, nariz, queixo ou bochechas durante a infância ou adolescência. Elas geralmente adquirem-no através de contato com membros da família ou amigos que carregam o vírus e os transmite através do toque, beijo, e pelo uso de utensílios alimentares e toalhas comuns. A erupção cutânea ou ferida que envolve a boca e gengivas aparecem logo após a exposição. Os sintomas podem ser pouco perceptíveis ou podem exigir atenção médica para o alívio da dor.

Herpes é um nome familiar para cerca de 50 vírus relacionados. Em adição ao herpes, esta família de vírus também contém os vírus responsáveis por mononucleose infecciosa (vírus Epstein-Barr), varicela, e herpes zoster.

Os pacientes, por vezes, confundem o herpes simplex com herpes zoster, por causa da semelhança nos nomes. Herpes zoster (cobreiro) é causado pelo mesmo vírus que produz a varicela. Pode ocorrer na infância, mas é visto com mais frequência em adultos. É extremamente raro ter infecções recorrentes com este vírus. Clinicamente, a infecção é manifestada por ardor, prurido e dor, acompanhada de bolhas agrupadas, que resultam em crostas e são distribuídas ao longo de um lado do corpo. Os locais mais frequentes de envolvimento são o tronco e a cabeça.